quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Você já foi a um Baile de Debutantes??????

Antes de mais nada, sabe do que se trata?
Pois é, naquela época.... morando na maravilhosa Caçapava, havia como em todo lugar, o Baile de Debutantes.
Esse baile marcava a passagem da menina para a adolescência e, toda garota de 15 anos, de boa família devia ser apresentada à sociedade local neste baile, e a partir de então já poderia namorar.
Antes não, era criança ainda. Não ia a bailes, não namorava, não saía à noite, enfim lugar de criança era em casa , na igreja ou na escola.
Mas, finalmente, o1º grande evento da minha vida.
Aliás, o 1º que interessava (antes foi a 1ª comunhão, a crisma, a formatura do ginásio (!?!) que na realidade importavam para os pais e os familiares).
Agora sim: era o meu 1º baile, o 1º sapatinho de salto alto,vestido longo, cabeleireiro, maquiagem, manicure, enfim quase "um dia de noiva".
Na cidade não se falava de outra coisa.
Como será o vestido? Como vai ficar o cabelo?Quem estará lá?
A Orquestra: "The Modern Tropical Quintet"
O Anfitrião: Murilo Nery famoso comentarista da TV na época (um artista!)
A 1ª valsa a gente dançava com o pai, depois com o padrinho e a 3ª com o já autorizado 1º namorado.
Para a confecção do meu vestido, mobilizou-se a família toda.
Mãe, avó e tias, todas na 25 de Março em São Paulo, escolhendo o tecido mais bonito, o mais deslumbrante, pois, como vocês já sabem, eu tinha que arrasar.
O sapato forrado no mesmo tecido do vestido eu devia ter guardado para usar no casamento: chiqérrimo! O indefectível colar de pérolas completava o traje de gala.
Meus cabelos estavam curtos, e, logo uma tia arranjou um aplique para um penteado especial.
Comigo, as filhas das famílias notáveis da cidade, todas coreografadas (mil ensaios) para sair tudo perfeito.
O Rotary Club promovia o evento, o Clube Jequitibá (era o Clube da "elite" da cidade) era o local.
A família toda, (lembram-se do comentário sobre a família imensa?) pois é, toda ela estava lá. Viajaram, ficaram em hotel e lá estavam, os tios, tias, avós , os pais orgulhosíssimos.
No começo da festa fomos apresentadas uma por uma, saindo de dentro de uma caixa de boneca. Olha que primor de cerimonial!
Quem era a mais bonita???????????????????
Eu é claro! E ai de alguém que achasse o contrário.
A 1ª filha, a 1ª sobrinha, a 1ª neta a debutar. Era a estrela da festa.
E lá fomos nós para a valsa com o pai, com o padrinho e............. na hora de dançar com o namorado, meu tio Luís boicotou o grande momento. Enciumado, saiu dançando comigo e naquele momento de "glamour total", eu só queria morrer!
E se o gato fosse embora? Se não quisesse mais dançar comigo?
Todas dançando com o namorado e a "boneca" aqui com o tio! Só por Deus!
Alguém merece?
Porém, o amor é lindo, (e graças a Deus sempre foi), assim que terminou a valsa com o tio, lá veio ele: Pedro Luciano, o Madureira, meu 1º namorado, dançar comigo.
Este foi de fato o meu 1º momento de glória total.
Duvido e faço pouco de quem diga que conheceu na vida alguém mais feliz que eu naquele momento.
Não me lembro de como o baile terminou e como foi tudo depois.
Mas sinto até hoje aquela sensação de que aquele era um dos momentos de minha vida para nunca mais esquecer.
E assim foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário